DATA E HORA

CIDADE DE CABO FRIO - ESTADO DO RIO DE JANEIRO -

QUEM SOU EU

Minha foto
OBJETIVO DESTE BLOG É ENSINO DA PALAVRA DE DEUS E DIVULGADOR DAS SANTAS ESCRITURAS. OBJETIVO TAMBÉM É DIVULGAR E PROMOVER A EBD, TRAZENDO IDEIAS E NOTÍCIAS DESTA TÃO IMPORTANTE ORGANIZAÇÃO DA IGREJA. QUE DEUS NOS ABENÇOE.

propaganda

propaganda

Viersiculos

24/06/2016

RESGATANDO A EDUCAÇÃO RELIGIOSA NA IGREJA


RESGATANDO A EDUCAÇÃO RELIGIOSA NA IGREJA

Resultado de imagem para escola bíblica discipuladora


      “O ministério docente da igreja, sob a égide do Espírito Santo, compreende o relacionamento de Mestre e discípulo, entre Jesus Cristo e o crente.
 1 – A palavra de Deus é o conteúdo essencial e fundamental nesse processo e no programa de aprendizagem cristã. 
2 – O programa de educação religiosa nas igrejas é necessário para a instrução e desenvolvimento de seus membros, a fim de “crescerem em tudo naquele que é a cabeça, Cristo”. Às igrejas cabe cuidar do doutrinamento adequado dos crentes, visando à sua formação e desenvolvimento espiritual, moral e eclesiástico, bem como motivação e capacitação sua para o serviço cristão e o desempenho de suas tarefas no cumprimento da missão da igreja no mundo”.1
   A Declaração doutrinária da Convenção Batista Brasileira enfatiza a necessidade de um Programa de Educação Religiosa que promova o ensino da Palavra de Deus como base de nossa fé,o essencial amadurecimento do crente e o crescimento de toda a Igreja. Mas se esta é uma ênfase doutrinária, por que  nos afastamos tanto, deixando Ensino Religioso em segundo plano?
       Olhamos muito para os modelos de crescimento de Igrejas, que são importantes,mas esquecemos de que todo esse crescimento precisa da base sólida do conhecimento bíblico, comprometimento com o discipulado e treinamento de vocacionados e líderes.
E somente com um planejamento de Educação Religiosa a Igreja poderá alcançar um crescimento que produza realmente discípulos.
        Como então resgatar a Educação Religiosa na Igreja?
     Em Primeiro lugar, resgatando o Educador Religioso. Quero lembrar aqui nestas linhas quem é, e quais são as atribuições do Educador Religioso.“Pessoa vocacionada por Deus e confirmada
pela Igreja para atuar especialmente no ministério na área de Educação Religiosa, preferencialmente com formação em Educação Religiosa e/ou Teologia com habilitação em Educação
Religiosa. Atribuições Gerais: 
1 – Ser responsável diante da Igreja e do Pastor pela área de Educação Religiosa, orientando no planejamento, realização e avaliação de um programa compreensivo de Educação. 
2 –Contribuir, atuando, para alcançar os objetivos da Igreja. 
3 – Servir como coordenador da Estrutura Educacional da Igreja para que haja coesão no planejamento e execução, buscando unidade para evitar conflitos e duplicação de esforços.
4 – Criar entre os membros da Igreja uma consciência da importância dos diferentes ministérios, levando-os a um envolvimento pessoal e responsável.
5 – Planejar e realizar projetos de capacitação dos membros da Igreja. 
6– Trabalhar, com o pastor, e outros líderes da Igreja no sentido de descobrir potencial de liderança. 
7 – Participar do planejamento geral da Igreja”.2
      Há muitos Educadores que estão nos bancos de nossas igrejas aguardando uma oportunidade para desenvolver aquilo que aprenderam nos seminários. Podem trabalhar de tempo integral ou parcial. Podem contribuir para o desenvolvimento de um planejamento mais amplo, adequando os modelos de crescimento ao que a Educação Religiosa oferece às Igrejas.
       Também é de suma importância para este projeto de resgate a revitalização da Escola Bíblica (que se reúne domingo, mas pode ser na segunda, terça, quarta, etc...), com um planejamento adequado, dentro da realidade de sua Igreja, buscando uma literatura que atinja as necessidades dos alunos e
promova um interesse do professor em se aperfeiçoar.
       Vamos unir forças para resgatar a importância da Educação Religiosa nas Igrejas! Para isso, contamos com os pastores, educadores, professores, alunos e membros de nossas Igrejas.Se você tem alguma sugestão para melhorar a Educação Religiosa em nossas Igrejas, escreva-nos: 
educacaoreligiosa@batistafluminense.org.br.  
Pr. Marcos Zumpichiatte Miranda
Redator da Revista Palavra & Vida
Diretor do Departamento de Educação

Religiosa da CBF
Fonte: Revista Palavra e Vida da Convenção batista Fluminense.
1 - Declaração Doutrinária da Convenção Batista Brasileira - Página 10 - XIV- Educação Religiosa
2 - Projeto de Perfil e atribuições dos Educadores Religiosos produzido pela AERBB e revisado pelos educadores religiosos
fluminenses reunidos por ocasião da Assembleia da CBF em São Gonçalo, dia 25/07/99.