DATA E HORA

CIDADE DE CABO FRIO - ESTADO DO RIO DE JANEIRO -

QUEM SOU EU

Minha foto
OBJETIVO DESTE BLOG É ENSINO DA PALAVRA DE DEUS E DIVULGADOR DAS SANTAS ESCRITURAS. OBJETIVO TAMBÉM É DIVULGAR E PROMOVER A EBD, TRAZENDO IDEIAS E NOTÍCIAS DESTA TÃO IMPORTANTE ORGANIZAÇÃO DA IGREJA. QUE DEUS NOS ABENÇOE.

propaganda

propaganda

Viersiculos

29/03/2018

MÊS da Escola Bíblica Dominical a EBD

ABRIL MÊS DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL


A Escola Bíblica Dominical é a maior e mais acessível agência de educação religiosa da Igreja. O seu principal objetivo é levar as crianças, adolescentes, jovens e adultos a aprenderem e a praticarem a Palavra de Deus. Por isso, ela é um fator determinante na formação espiritual, moral, social e cultural das famílias. As famílias também precisam aprender a valorizar a Escola Bíblica Dominical como recurso institucional para formação bíblica dos seus membros. O currículo da Escola Bíblica Dominical favorece um ambiente que assiste a todas as faixas etárias da Igreja. A família inteira pode ser abençoada através da instrução bíblica na Escola Dominical. Dizem os estudiosos que a personalidade humana é definida até os sete anos. O que aprendemos nessa fase refletirá decisivamente em nosso desenvolvimento psíquico, emocional, afetivo e social, influenciando- nos por toda a vida. Nesse aspecto, advertem-nos as Sagradas Escrituras: “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer, não se desviará dele”(Pv 22.6). Por conseguinte, a Escola Bíblica Dominical ajuda, e muito, no desenvolvimento da personalidade infantil, pois encaminha cada criança no aprendizado cristão. Os adolescentes e jovens são vítimas de muitas brutalidades sociais: álcool, drogas, sexo ilícito, delinquência, etc. Por isso mesmo, eles devem frequentar a Escola Bíblica Dominical, pois lá serão alertados sobre todos esses males tão característicos de uma sociedade sem Deus. O salmista oferece um caminho seguro para que o jovem se previna dos males desse tempo: “Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra” (Sl 119.9). A Escola Bíblica Dominical está apta a ajudá-los a formar o seu caráter cristão, estimulando-os à leitura da Bíblia Sagrada e à prática da vida cristã em seu dia a dia (Jo 5.39). O grande evangelista Dwight Moody, se referindo à Bíblia, disse: “Ou este livro me afastará do pecado ou o pecado me afastará deste livro” 1. E o adulto? Segundo o dicionarista Aurélio, o termo “adulto” diz respeito ao “indivíduo que atingiu o completo desenvolvimento e chegou à idade vigorosa; que atingiu a maioridade”. No âmbito psicológico, diz-se do “indivíduo que atingiu plena maturidade, expressa em termos de adequada integração social e adequado controle das funções intelectuais e emocionais”. Além dos aspectos físicos e psicológicos, podemos também observá-lo pelo prisma social e espiritual. A maioria dos adultos está estabilizada na área financeira, familiar e social. Buscam coisas concretas e reais2.
Aprender, entender e praticar no dia a dia os mandamentos da Palavra de Deus é importante em qualquer fase da vida humana, mas na fase adulta, Deus espera que, além de viverem, ensinem esses mandamentos aos seus filhos e netos, conforme nos diz o texto sagrado: “E será que existe outra grande nação que tenha mandamentos e ensinamentos tão direitos como essa lei que estou lhes dando hoje? Portanto, tenham cuidado e sejam fiéis para que nunca esqueçam das coisas que viram. E contem aos seus filhos e netos” (Dt 4.8-9 – NTLH).Nenhuma instituição de ensino tem efeito tão benéfico sobre a família como a Escola Bíblica Dominical. Portanto, que as famílias valorizem e participem do aprendizado que a Escola Bíblica Dominical proporciona.Com certeza teremos famílias mais fortes com o conhecimento da Palavra de Deus.

1 - https://frasescristas.wordpress.com/2012/05/10/frases-de-dwight-l-moody/
2 - http://www.searanews.com.br/como-potencializar-e-dinamizar-o-ensino-para-adultos/

Pr. Marcos Zumpichiatte Miranda
Redator da Revista P&V Diretor do Departamento de Educação Religiosa da CBF

Fonte: Revista Palavra e Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário