DATA E HORA

CIDADE DE CABO FRIO - ESTADO DO RIO DE JANEIRO -

QUEM SOU EU

Minha foto
OBJETIVO DESTE BLOG É ENSINO DA PALAVRA DE DEUS E DIVULGADOR DAS SANTAS ESCRITURAS. OBJETIVO TAMBÉM É DIVULGAR E PROMOVER A EBD, TRAZENDO IDEIAS E NOTÍCIAS DESTA TÃO IMPORTANTE ORGANIZAÇÃO DA IGREJA. QUE DEUS NOS ABENÇOE.

propaganda

propaganda

Viersiculos

23/04/2018

Lição 4 - Resgatando a alegria do convívio no lar



Resgatando a alegria do convívio no lar
Texto Bíblico: Salmos 128.1-4
1-Como é feliz quem teme o Senhor,
quem anda em seus caminhos!
2-Você comerá do fruto do seu trabalho
e será feliz e próspero.

3-Sua mulher será como videira frutífera
em sua casa;
seus filhos serão como brotos de oliveira
ao redor da sua mesa.
4-Assim será abençoado
o homem que teme o Senhor!

Leitura Diária:
Segunda-feira: Salmos 128.1-4
Terça-feira: 1Timóteo 3.4
Quarta-feira: Salmos 127.1
Quinta-feira: João 15.5
Sexta-feira: Mateus 7.24-27
Sábado: Lucas 11.28

Domingo: 1Tessalonicenses 5.15-18

Esse texto, para mim, é o retrato de uma família feliz. Homem feliz com tudo dando certo na sua vida, mulher feliz como uma videira frutífera, filhos felizes e perto dos pais. A família dos sonhos! Mas pode ser a realidade de qualquer família.

Viver em família é uma coisa, mas viver feliz em família é outra bem diferente. Viver em família é uma necessidade, viver feliz em família é uma opção. Infelizmente não é raro ouvir pessoas dizendo: “Minha casa está um inferno”. Que lamentável! Um lugar que deveria representar o céu ser visto exatamente como o contrário.

Ter um bom convívio dentro de casa, entre os membros da família, é uma das grandes riquezas que está se perdendo com o tempo. Conheço várias pessoas que, se pudessem, gostariam de recomeçar suas famílias, com os mesmos integrantes, mas com posturas diferentes. A ideia é não cometer os mesmos erros e tentar encontrar a tal felicidade no lar.

Normalmente, a formação de um lar é cheia de expectativas de que ele será um lugar feliz. No início do casamento, quando só tem um homem e uma mulher, os planos são de zelarem para que a felicidade na nova família permaneça. Com a chegada dos filhos, amplia-se o prazer do convívio dentro de casa. Porém, com o passar do tempo, muitos lares são modificados no seu projeto inicial. Casamentos tornam-se um relacionamento hostil e desrespeitoso, e o convívio de pais e filhos transforma-se numa guerra dentro de casa. Com isso, há muitos lares onde esse prazer não existe mais, o mesmo se transformou em amargura e sofrimento.

O lar é um lugar sagrado. É onde iniciamos a vida quando criança, depois, na adolescência, ele funciona como um “refúgio seguro”, para onde podemos correr e sermos amparados sempre que enfrentarmos nossos medos e conflitos. Na fase da juventude, quando amadurecemos um pouco mais, é entre os membros da família que mantemos a base de sustentação física, emocional e espiritual, até nos casarmos e iniciarmos um novo lar, onde o ciclo continua. Um lar equilibrado e harmonioso é tão importante na vida das pessoas que uma das exigências bíblicas feitas para quem deseja ser pastor, por exemplo, é exatamente cuidar bem do seu lar: “Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia” (1Tm 3.4 – NTLH).

Por toda a importância e significado que tem, o lar precisa ser cuidado de tal maneira que seja o melhor lugar em que alguém possa estar. Por isso, podemos afirmar que o melhor investimento que alguém pode fazer é na construção de um lar. A construção de uma casa é feita com cimento e tijolos, enquanto que o lar reúne um conjunto de fatores na sua formação, dentre eles, podemos destacar:amizade entre os membros da família, compreensão, respeito mútuo, cooperação,atenção, amor e, principalmente, presença de Deus. O salmista adverte: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam” (Sl 127.1a).

Para resgatar e/ou preservar a alegria da vida em família é preciso atentar para estes dois pilares de sustentação: relacionamento entre as pessoas e relacionamento com Deus.

1. Bom relacionamento – 
Imprescindível para um lar feliz

A Bíblia fala do ambiente familiar na visão de Deus. Na descrição feita através do salmista, o Senhor revela o modelo de lar em que o bom relacionamento é percebido. “Em casa, a sua mulher será como uma parreira que dá muita uva; e, em volta da mesa, os seus filhos serão como oliveiras novas.” (Sl 128.3 – NTLH).Nessa descrição, a família está reunida em casa. A mulher é como a videira frutífera. Sabe-se que a videira (árvore onde nascem as uvas), para dar frutos,precisa estar apoiada (chama-se seu apoio de parreira) e bem tratada. Por ser muito sensível, para frutificar, ela precisa estar muito bem cuidada. Uma mulher,para ser “frutífera”, no sentido de realizar o seu papel de esposa, dona de casa,
amiga, auxiliadora, conselheira, mãe, e viver de forma prazerosa como mulher,precisa estar incluída em um ambiente onde haja muito bom relacionamento,respeito e cuidados.

Muitos homens reclamam que suas esposas apresentam um comportamento caracterizado por mau humor, pouca iniciativa, omissão, insegurança, etc. Porém,o que esses homens não percebem (ou percebem, mas não se importam) é que suas esposas precisam de um lar onde haja um bom relacionamento. Não é uma
boa casa, bons móveis, boa conta bancária ou boa comida que farão uma mulher feliz e realizada. Essas coisas, por si só, não podem proporcionar felicidade duradoura. O que contribui para que uma mulher seja “frutífera” é um ambiente no lar onde o relacionamento, principalmente entre ela e seu esposo, seja afetuoso,íntimo e prazeroso.

O texto também mostra os filhos em uma situação de convívio próximo: “os teus filhos como planta de oliveira à roda da tua mesa”. Pais e filhos à mesa é a imagem de um relacionamento saudável. Um lar onde pais e filhos fazem as refeições juntos à mesa, tende a ser um lar feliz. Ao invés de ficarem reclamando o
distanciamento dos filhos, os pais devem providenciar oportunidades para que todos estejam à mesa na hora das refeições, com uma conversa boa e agradável.Mesa de refeição não é lugar de cobranças nem de reclamações. Se a conversa for boa e bem humorada, os filhos gostarão de participar da mesa.

Há muitas pessoas que, na tentativa de transformar o lar em um lugar agradável, se esforçam para construir uma casa confortável e equipá-la com móveis e utensílios que atendam bem a todos. Muitas dessas pessoas gastam toda energia e dinheiro nesses aspectos, em detrimento do verdadeiro investimento que pode edificar um lar, que é o bom convívio. A felicidade do lar não está em seus utensílios ou no conforto, nem mesmo na localização da casa, mas no clima gerado pelo convívio de seus integrantes. A vivência harmoniosa entre os cônjuges e entre pais e filhos é o que permite um lar feliz.

As famílias que perderam o prazer do convívio entre seus membros devem iniciar o resgate do mesmo, investindo no bom relacionamento no lar.

Para tanto, é preciso:

- Que marido e mulher invistam no casamento, tendo momentos especiais como passeios a dois, jantares, bons diálogos, etc.

- Que os pais não façam de seus momentos com os filhos uma oportunidade de cobranças e broncas, mas sim, de contar boas histórias, de mostrarem interesse pelas coisas importantes para seus filhos e darem boas gargalhadas juntos. Agindo assim, os filhos vão querer estar sempre por perto.

- Que os filhos, por sua vez, não permitam que a tecnologia os afaste do convívio de seus pais. Hoje, os filhos ficam perto dos pais, mas sempre há um celular atraindo todo o seu tempo e atenção.

O resgate e a manutenção da alegria no convívio são de responsabilidade de todos: marido, mulher, pais e filhos.

2. Palavra de Deus – 
Base do bom convívio no lar

Em qualquer tempo, independente das circunstâncias, todo lar pode
experimentar a felicidade no convívio dos membros da família. Naturalmente que,por mais que as pessoas saibam disso e queiram que seja assim, é impossível a construção de um lar verdadeiro, sem que o mesmo esteja nas mãos de Deus para edificar. Para a edificação segura de um lar, deve-se recorrer à infalível Palavra de
Deus e aplicá-la na vida da família. Salomão enfatizou a falha de quem tenta edificar um lar sem Deus: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam” (Sl 127.1). Jesus confirma essa verdade ao dizer a seus discípulos:“Sem mim nada podeis fazer” (Jo 15.5). É preciso dar acesso pleno ao “arquiteto da família” para a sua edificação, e isso acontece quando aplicamos, de formaplena, sua Palavra no dia a dia da família.

Quando um lar não é edificado de acordo com a Palavra de Deus, ele fica vulnerável a todo tipo de ameaças. Jesus também deixou isso claro ao contar a parábola das duas casas: “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram
aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.” 
(Mt 7.24-27).

Há muitos lares ruindo pela falta de aplicação da Palavra de Deus no modo de viver da família. A felicidade dentro de casa é ameaçada por muitas“tempestades” que batem contra a família. Não adianta apenas as habilidades humanas para proteger a família da destruição, é fundamental ter como base a eficaz Palavra de Deus. Não apenas no discurso, mas no modo de agir dos membros da família.

Para tanto, é preciso:

- Que Deus seja amado e sua Palavra também. Isso se revela nos
momentos de orações, no reconhecimento da ação de Deus nas vitórias e na dependência de Deus diante das lutas.

- Que a família esteja sempre sob as orientações da Palavra do Senhor.

- Que o nome do Senhor seja lembrado e exaltado na família.

- Que leitura bíblica, orações e louvores não sejam oferecidos apenas no templo, mas também em casa.

- Que haja coerência entre a fé a prática. Vida cristã precisa ser coerente.

Para pensar e agir

- Em geral, seu lar pode ser considerado um ambiente feliz?

- Na sua casa os membros da família têm prazer em fazer coisas juntas?

- A Bíblia é praticada no dia a dia de sua família?

- A Palavra de Deus é lida também em casa, ou só no templo?

- Há momentos de oração na rotina de sua família?

- Será que há a necessidade de resgatar a alegria do convívio em seu lar?
                                                                 BOM ESTUDO!

Fonte: REVISTA PALAVRA & VIDA DA CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário