DATA E HORA

CIDADE DE CABO FRIO - ESTADO DO RIO DE JANEIRO -

QUEM SOU EU

Minha foto
OBJETIVO DESTE BLOG É ENSINO DA PALAVRA DE DEUS E DIVULGADOR DAS SANTAS ESCRITURAS. OBJETIVO TAMBÉM É DIVULGAR E PROMOVER A EBD, TRAZENDO IDEIAS E NOTÍCIAS DESTA TÃO IMPORTANTE ORGANIZAÇÃO DA IGREJA. QUE DEUS NOS ABENÇOE.

propaganda

propaganda

Viersiculos

04/03/2018

Lição 10 - Uma Igreja Orgânica




Texto Bíblico: Efésios 2.20-22

20-Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;
21-No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.
22-No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.         (
Efésios 2:20-22)
Leitura Diária: 

Segunda: Atos 20.20. 
Terça: 1Pedro 2.4-5. 
Quarta: 1Coríntios 3.16-17. 
Quinta: Marcos 16.19-20. 
Sexta: Salmo 118.22. 
Sábado: Atos 4.11.
Domingo: Efésios 2.20-22

Introdução: 

Jesus se apresenta na história para ensinar os planos de Deus e corrigir posicionamentos equivocados que a religião ofereceu. É por isso que Paulo escreve à Igreja de Éfeso sobre o verdadeiro conceito da Igreja do Senhor. Ele destaca aos seus ouvintes que a Igreja são pessoas e não estruturas construídas por homens, portanto, devemos enxergar as pessoas em primeiro lugar, pois cada pessoa é importante e escolhida por Deus.

Uma Igreja orgânica – conceito que Paulo está nos ensinando nesse texto – é uma Igreja fundamentada na Palavra, que se torna morada do Espírito Santo. Essa característica não pode ser de um prédio construído por mãos humanas, e sim de pessoas que recebem Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas.

Paulo ensina que devemos enxergar a Igreja como pessoas (os chamados). Jesus nos diz que Ele mesmo é quem edifica a sua Igreja. Ele não estava falando de templo físico, mas de um agrupamento, um conjunto de pessoas.

As pessoas devem nos conhecer pela intimidade com Deus, por nossa vida transformada pelo Espírito Santo, e não pelas construções de prédios. Isso indica que a Igreja idealizada por Jesus compõe-se de pessoas redimidas pelo seu sangue, e em todos os lugares que ela se reúne se torna o corpo de Cristo aqui na terra. O Novo Testamento revela que a Igreja se reunia tanto nas casas como publicamente: “Vocês sabem que não deixei de pregar-lhes nada que fosse proveitoso, mas ensinei-lhes tudo publicamente e de casa em casa” (At 20.20).

Aquela Igreja neotestamentária se envolvia como comunidade redimida, eles tinham prazer em investir o seu tempo com os irmãos em Cristo. Por isso, reuniam-se para ouvir os apóstolos em reuniões públicas, e se encontravam nas casas para desenvolverem comunhão uns com os outros.

Aquela Igreja era orgânica porque entendia que as pessoas eram a Igreja e não o prédio como pensavam os religiosos (fariseus, saduceus, chefes das sinagogas). Os prédios são necessários para a grande reunião de celebração com toda a Igreja; eles devem ser bem cuidados, favorecendo um ambiente propício para reunir os santos, mas o mais importante são as pessoas que se reúnem no seu interior.

A Igreja não depende do seu prédio para realizar a vontade de Deus em sua integralidade, pois somos a Igreja do Deus vivo. Onde estivermos, lá estará o nosso Deus, a nos contemplar com suas ricas bênçãos!

1. A VERDADEIRA IGREJA SÃO AS PESSOAS (v.20)

A verdadeira Igreja são pessoas perdoadas, salvas e remidas. Assim como se emprega tijolos e pedras para as construções físicas, Jesus é a Pedra maior, e todos nós, pedras auxiliares na grande construção da Casa de Deus. Isso nos ensina que é a nossa participação física que glorifica o nome do Senhor; é a nossa união que constrói o edifício espiritual que revela a vontade de Deus.

O apóstolo Pedro ilustra essa grande verdade dizendo assim: “À medida que se aproximam dele, a pedra viva – rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para ele – vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo” (1Pe 2.4-5).

Essa Igreja orgânica são pessoas que se aproximam de Deus, desejando conhecê-lo intimamente, experimentando o seu poder a cada dia e se transformando num edifício espiritual, onde reside o Espírito Santo de Deus. É assim que teremos autoridade espiritual para vencermos todas as investidas do Diabo.

A Igreja orgânica está edificada sobre um fundamento muito sólido, conforme demonstra o apóstolo Paulo: as palavras e os testemunhos dos apóstolos e profetas, tendo Cristo Jesus como a pedra principal que sustenta todo o edifício espiritual. Dessa forma, ele se torna bem ajustado, oferecendo crescimento e saúde para edificação e para edificar outras pessoas por meio do Espírito de Deus que habita em nós.

É olhando para toda essa realidade bíblica que entendemos o nosso papel no Reino de Deus. Descobrimos que não somos meros espectadores; que a nossa função primária não é ir ao encontro do prédio, e sim “nos tornarmos a verdadeira Igreja de Cristo Jesus”.

2. A VERDADEIRA IGREJA É AGÊNCIA DIVINA

A igreja, enquanto agência divina, possui cinco funções básicas: proclamação, adoração, comunhão, serviço e ensino. Entre esses papéis não existe aquele que possua maior ou menor grau de importância; todos são preponderantes. Porém, é exatamente o ensino, o discipulado que é o responsável por dar qualidade e sustentação aos demais.
Uma Igreja orgânica entende o seu papel no mundo: as pessoas se responsabilizam em treinar outros para servirem a Cristo em sua essência, entregando a sua vida por completo para a glória de Deus. Como que os novos crentes aprenderão as cinco funções básicas de ser Igreja, se ninguém lhes ensinar/discipular?

Somos uma agência divina e não espectadores de um espetáculo dominical, sem nenhum compromisso de exercer o seu papel no Reino de Deus. Em Efésios 2.21 diz que devemos estar bem ajustados para nos tornar um santuário santo no Senhor. Mas como isso pode acontecer se somos meros espectadores?

Precisamos nos envolver onde Deus está agindo. Devemos parar de pensar em uma Igreja dos nossos sonhos e perguntar a Deus qual é a Igreja dos sonhos dEle. Eu creio que Ele irá responder: “Quero uma Igreja santa e consagrada, que se responsabilize em proclamar a salvação, que adore em todo o tempo, vivendo em comunhão como um corpo, servindo uns aos outros e ensinando a todos o Evangelho do Reino”. Essa é a Igreja que agrada a Deus: uma agência divina que tem como sua maior função fazer a Sua vontade, saqueando o inferno e povoando o céu. Uma Igreja viva, cheia do Espírito Santo que, quando se reúne, o céu faz uma grande festa, pois muitos se entregam aos pés do Mestre.

Existem muitos templos espalhados pelo mundo. Grandes catedrais que já não reúnem uma Igreja viva e vibrante, há histórias de templos que se tornaram museus, ou até mesmo casas noturnas. Há pouco tempo ouvi de um amigo que mora na Alemanha, que ao chegar à cidade onde mora, hoje, avistou um templo, mas que há vários domingos estava fechado, e então perguntou: Não existe mais esta Igreja? Responderam: Ela se reúne uma vez por mês!

Eu não quero ser essa Igreja-museu que está preocupada com a estrutura religiosa, que vive em torno de uma “doutrina humana” que discorda da Bíblia em nome do tradicionalismo; eu quero ser uma pedra viva e fazer parte de uma agência poderosa que manifesta poder do alto.

3. A VERDADEIRA IGREJA SÃO OS VERDADEIROS SANTUÁRIOS

Que alegria em saber que eu sou a Igreja do Senhor, e não o prédio onde me reúno para celebrar com os meus irmãos! Isso me ensina que todas as promessas de Deus estão relacionadas a mim e não à estrutura que me favorece ao grande encontro com o corpo de Cristo. 

A Igreja não depende do seu prédio, pois é na minha vida, e não no prédio, que reside o Espírito Santo. Por isso, onde eu estiver, ali também estará o Espírito Santo. Quando nos reunimos em nossos lares, nos reunimos como Igreja; ali se faz o lugar de Deus. Tudo o que for feito ali para a glória de Deus será contemplado por Ele.

Existem muitos casos de Igrejas sem templo pelo mundo, são ajuntamentos de pedras vivas que alugam um espaço, que tomam emprestadas salas e quintais, escolas e quadras esportivas, ambientes onde possam realizar suas celebrações. Temos como exemplo as Igrejas perseguidas na China, Irã, Koreia do Norte e em outros lugares que não têm templo, mas é uma Igreja viva e cheia do Espírito Santo. Existem também Igrejas que não podem se reunir publicamente por conta da perseguição dos governantes, como é o caso de alguns redutos comunistas e ateístas que ainda permanecem no mundo, ou a perseguição do fundamentalismo religioso, como é o caso de muitos países do Oriente Médio. 

É olhando para todo esse panorama que entendemos que a nossa vida, nosso corpo é o verdadeiro santuário do Senhor: “Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá, porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado” (1Co 3.16-17). Assim sendo, cada membro do corpo de Cristo é uma pedra viva; devemos lapidá-la bem para que cumpra corretamente a sua função na construção desse grande Edifício.

Para pensar e agir:

Nós somos a Igreja do Senhor, e não o prédio onde nos reunimos. Por isso os nossos dias devem estar repletos da Graça de Deus. Somos as pessoas que Deus quer usar para proclamar, adorar, viver em comunhão, servir e ensinar. 

Devemos ser a Igreja dos sonhos de Deus, que busca na Palavra e pela oração uma comunhão profunda e transformadora, e com isso nos transformamos em santuário do Altíssimo e a nossa vida fica repleta do Espírito Santo de Deus. Somos uma Igreja orgânica!
                                                             UMA BOA AULA.

Fonte: REVISTA PALAVRA E VIDA da CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário